quinta-feira, 11 de maio de 2017

Os quadrinhos de Billy the Kid na revista britânica The Sun

Billy the Kid (1859 - 1881) foi um fora da lei do Velho Oeste, nascido Henry McCarty, também foi conhecido como William H. Bonney, Henry Antrim e Kid Antrim, tal como diversas figuras do Velho Oeste americano, existem várias lendas sobre Billy the Kid, uma delas que teria matado um homem para cada ano de vida. Billy foi retratado diversas versas no cinema, quadrinhos entre outras mídias, podendo ser mostrado como bandido ou como um herói. Algo que aconteceu com o fictício Cisco Kid, criado pelo escritor O' Henry.

Esse é o caso dessa versão em quadrinhos, publicada entre 1952 e 1959 na revista The Sun da Amalgam Press, com roteiros de  Mike Butterworth e desenhos de Geoff Campion, Don Lawrence (conhecido por ilustrar a série de fantasia científica Storm), Harry Bishop e Alejandro Blasco (irmão de Jesús Blasco, criador do herói juvenil Cuto).

Inicialmente, essa versão de Billy the Kid lembra muito o cowboy Lone Ranger, a série tinha o subtítulo Lone Avenger. Billy era um cowboy mascarado cujo verdadeiro nome era Will Boney, o grito de Lone Ranger era "Hi-yo Silver, away!", já o de Billy era "Yip! Yip! Hi-Yo!".


Curiosamente, Lone Avenger foi um cowboy mascarado dos quadrinhos australianos. Com o tempo, deixou de ser mascarado, a roupa também mudou de cor, de vermelha para azul.




Em 1959, a Amalgam Press foi comprada pelo Mirror Group, tornando Fleetway Publications, já com esse nome, o personagem voltou a ter quadrinhos na editora em 1961, desta vez na revista Cowboy Comics Library, com desenhos de Renzo Calegari, Albeto Breccia e outros. O brasileiro João Batista Mottini chegou a ilustrar histórias do ator-cowboy Buck Jones, em começo de carreira, o escritor Michael Moorcock chegou a roteirizar histórias de faroeste para a editora.

A história escolhida para ilustrar a postagem foi publicada na edição 185 da revista de The Sun (agosto de 1952), o artista não foi creditado, a história mostra notável influência de outro mascarado, o Zorro, a fonte é o site Comic Book Plus, que hospeda quadrinhos em domínio público dos Estados Unidos e quadrinhos de outros países (sendo eles de domínio público ou não).









Referências e links úteis



Billy the Kid - Noble Bandits

Billy the Kid - UK Comics


Billy the Kid (UK Sun) Archives - Comic Book Plus

Sun - Comic Vine

Billy the Kid - Public Domain Super Heroes Wikia

Nenhum comentário:

Postar um comentário