quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Tarzan por Oswaldo Storni e Wilson Vieira

Tarzan é o personagem de uma série de literária criado por Edgar Rice Burroughs em 1912 para publicar em revistas pulp, em 1928 estreou em quadrinhos na revista inglesa Tits-Bits, ilustrado por Hal Foster, no ano seguinte estreou nos Estados Unidos junto outro personagem oriundo dos pulps, no Brasil, suas tiras estrearam em 1935 nas páginas do Suplemento Juvenil de Adolfo Aizen, entre 1933 e 1948, teve uma coleção publicada na coleção Terramarear da Companhia Editora Nacional.

Pranchas publicadas na edição 1668 da revista O Tico-Tico (setembro de 1937) da editora O Malho, a primeira está creditada a Oswaldo Storni,  uma adaptação de um conto de Jungle Tales of Tarzan: Tarzan and the Black Boy e a outra, da origem, levemente alterada.
Oswaldo era filho do também quadrinista Alfredo Storni e ao lado de Carlos Arthur Thiré foi um dos responsáveis por introduzir o gênero de aventura na revista, influenciados pelas tiras americanas. A revista publicava anúncios da coleção Terramarear.

 Fonte: Pernambuco,o marujo Um personagem para não ser esquecido - Athos Eichler Cardoso











Anúncio da coleção da Terramarear, O Tico-Tico 1446, junho de 1933

Para completas, capas de Wilson Vieira para editora italiana Cenisio, publicadas entre meados da década de 1970 e início da década de 1980.Fonte:Blog de Wilson Vieira


Agradecimentos a Toni Rodrigues da Memo Magazine

Ver também


Saturnin Farandoul, um antecessor de Tarzan


Links

Pesquisar quadrinhos: uma tarefa ingrata e desanimadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário